Páginas

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Livros

Sempre li muito, desde criança e ganhava muitos livros dos meus pais, dos meus tios, de amigos da família.

Lembro de alguns com capas atrativas e muitas ilustrações maravilhosas - que saudade deles...

Depois passei para os Gibis - Tio Patinhas, Pato Donald, Turma da Mônica.

Quando adolescente lembro da minha preferência pelos livros de Agatha Christie, sempre envoltos em tantos mistérios...

Hoje, tenho o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo - tenho um livro dentro da minha sacola de praia, dois livros dentro do carro - um em inglês, dentro da bolsa, na mesa de cabeceira - vários!

Amo ler desde sempre, nunca perdi este hábito que nasceu quando eu era muito pequena.

O segredo por ter me mantido interessada por leitura ao longo da vida, penso que seja porque pude ler  o que escolhia, quase nada era imposto.

Obrigar pessoas a lerem determinado tipo de literatura é a forma mais eficiente de afastá-las de qualquer tipo de publicação escrita.

O que geralmente é feito nas escolas, é um exemplo clássico disso e por isso raramente vemos alunos felizes quando existe a possibilidade de leitura dentro do contexto escolar.

Acredito que um 'leque' maior de possibilidades nas escolhas de livros nas escolas, dando chance para  o prazer, para que aconteça 'a viagem', reflexão, transformação, criação de novas ideias - tudo de bom que uma leitura pode trazer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário