Páginas

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Rebeldes

Rebelde e rebeldia são palavras muito familiares na minha vida.

Encontrar uma Aquariana ou Aquariano que não seja rebelde é muito raro, porque temos, em geral, um modo inusitado de ver e de viver a vida.

Lendo o livro 'Liberdade - a coragem de ser você mesmo', do Osho, resolvi transcrever este trecho, gostei muito:

"...tenho esperança no nascimento do rebelde. E a necessidade básica de um rebelde - a transformação básica - é libertar a sua  individualidade, do seu próprio passado, da sua própria religião, da sua própria nação...
Eles são todos, num certo sentido, poetas, sonhadores, místicos e meditadores. E a menos que deixemos o mundo cheio dessas pessoas, ele só vai passar de uma tirania para outra..."

Amei, nunca tinha lido ou ouvido algo tão interessante sobre rebeldia.

E essa rebelião a qual Osho se refere, não é para ser feita contra ninguém - na verdade a palavra rebelião nesse caso, pode ser substituída por compreensão, entendimento puro.

Para o autor, compreensão é liberdade, essa liberdade é a rebelião, e somente através do entendimento sobre tudo que envolve nossa vida, é que seremos verdadeiros rebeldes.

Caso contrário seremos seres que apenas reagem ao que acontece ao nosso redor, sem que haja uma análise aprofundada sobre nada.

Nossos condicionamentos irão nos impor atitudes que muitas vezes não condizem com quem somos, iremos apenas reproduzi-las, sem entendê-las...

Muitas vezes brigamos para defender nossas ideias, mesmo quando elas não são nossas e são apenas reproduções de uma sociedade falida.

Acredito que um recolhimento para dentro do nosso ser, seja a forma mais correta de reiniciarmos nossas vidas e descobrirmos quem somos, o que queremos, dando valor ao que tem valor...

O verdadeiro rebelde para Osho, não é aquele que luta, é aquele que tem entendimento.








Nenhum comentário:

Postar um comentário