Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Não Precisava Ter Pedido Desculpas

Declaração de Sylvester Stallone fazendo referência ao Bope - numa conversa em San Diego, nos EUA, antes do pedido de desculpas ao Brasil, pelo que falou: "Os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro. Já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar."

Não precisamos pensar muito para entender o motivo da fala do ator e diretor, que estava no Rio de Janeiro, gravando cenas do filme - Os Mercenários.
Se de alguma forma quisermos resolver ou pelo menos melhorar o problema da violência como um todo, deveríamos começar tentando construir algo de bom, paralelo ao horror que é a criminalidade e violência no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.
Acho que esta apresentação da polícia, em nada irá contribuir para que isso aconteça. Ao contrário, alimenta a violência e se contrapõe a qualquer possibilidade de reabilitação dessa parcela da sociedade.
Sem falar que a maior parte das pessoas que vivem nas favelas do Rio, são trabalhadores que merecem todo o respeito por parte das autoridades públicas e da sociedade.
Quando assisto pela TV às ações contra criminalidade, é passada uma idéia de que todos que moram nas favelas são criminosos ou pelo menos são suspeitos de terem cometido algum crime.
Acho que trabalhar com o combate ao crime exige firmeza e determinação, mas também temos que pensar numa política eficaz a longo prazo para que essas ações tenham um resultado mais positivo e não apenas imediatista.
Essa discussão deve passar por temas como: Planejamento Familiar e Paternidade e Maternidade conscientes.
Crianças soltas nas ruas, sem o olhar de um adulto responsável, são um convite a alguma situação de violência e crime. O futuro da maioria podemos prever sem que sejam necessárias pesquisas bem elaboradas.
De nada vai adiantar apenas capturar os grandes líderes da criminalidade, porque sempre existirão outros para substituí-los, na própria comunidade onde vivem.
Sim, Stallone tem razão - o Brasil continua problemático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário