Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Aonde Chegaremos?

Temos um médico-amigo-aquariano muito especial, e sempre que vamos fazer uma consulta com ele, temos que prever um tempo extra para podermos por a conversa em dia.
Geralmente, vamos os três juntos - eu e meus dois filhos.
Ele tem excelente memória e é extremamente inteligente e engraçado, não conheço ninguém como ele.
Em certa ocasião estávamos falando sobre violência e ele nos contou sobre uma teoria que tem, a respeito do "crime organizado" - segundo ele, o grande problema da nossa sociedade, é que o crime é desorganizado. Segundo ele, se o crime fosse organizado, não teríamos tantos problemas e poderíamos saber com antecedência, inclusive, o momento exato, em que seríamos vítimas de qualquer violência. Sem falar que tanto as vítimas da violência quanto os criminosos, teriam organizações sindicais para que diante de algum momento de conflito, garantissem a negociação de ambas as partes.
Alguns detalhes seriam observados: se a pessoa já foi assaltada naquele mês, ela não poderia ser vítima de outra violência. Caso o criminoso insista, ele poderia sofrer penalidade.
Seria criado um tipo de manual do assaltado e um manual do assaltante.
Todos poderiam também se programar, durante o mês, com relação ao orçamento da família. Ninguém seria pego de surpresa.
No caso dos direitos do assaltante também teriam algumas peculiaridades: se o assaltante estiver dentro do cronograma, o assaltado tem que ter o valor combinado anteriormente, no momento do assalto. Caso contrário, o assaltado também seria punido.
Também seria criado um fundo previdenciário tanto para o assaltado como para o assaltante, que de forma honesta tivesse participado do crime organizado.
No final da vida, portanto, o criminoso também teria direito a aposentadoria.
E por aí vai...
Sei que parece gozação, mas não sei não se um dia não vamos viver algo parecido.
Do jeito que a criminalidade avança, sem que consigamos resolver o problema, talvez tenhamos que apelar para situaçõs paliativas.
Hoje, quando saímos de casa, nunca sabemos se vamos chegar ilesos. Que garantias temos com relação a nossa integridade física? Nenhuma. É como se não houvessem leis e vivêssemos no tempo das cavernas.
E o pior é que existem armamentos pesados disponíveis aos criminosos, enquanto que para quem trabalha com segurança pública geralmente restam armas precárias e equipamentos obsoletos.
E mesmo que sejam feitos novos investimentos nessa área, se não houver uma política específica que trabalhe as causas da violência pública, de nada vai adiantar.

Um comentário:

  1. oLÁ!!!
    Penso que o que vale mesmo é confiarmos no nosso carma bom, vibrarmos positivamente pra atrair coisas boas. Nossa melhor proteção é esta!!!
    bjosss

    ResponderExcluir