Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Se você viu é porque também tem"

"O Efeito Sombra", de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson é um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Trata de uma temática fundamental para que possamos nos tornar seres humanos mais completos, felizes, realizados e com grande potencial criativo. O livro fala sobre a importância de aceitarmos e reconhecermos nosso lado sombrio e sobre as consequências de o reprimirmos negando sua existência.
Normalamente, é difícil reconhecermos nosso próprio comportamento e sentimentos ruins porque geralmente os projetamos nos outros.
No livro, em determinado momento, Debbie Ford cita um velho ditado: "Se você viu é porque também tem".
A autora nos conta ainda, o seguinte relato, que houve durante um Workshop "Efeito Sombra":
"... um homem se levantou para contar o quanto detestava pessoas de mente fechada e como parecida estar cercado de gente assim no trabalho e no próprio bairro. Então, um dia, seu filho adorado veio visitá-lo durante as férias da faculdade, e anunciou que era gay. O homem foi tomado pelo desgosto. Quando a esposa tentou acalmá-lo, ele percebeu que era a pessoa de mente fechada que sempre desprezara, o que o levou ao workshop..."
Segundo a autora: "Assumir as próprias projeções é uma experiência corajosa que o torna humilde, e pela qual todos temos que passar para encontrar a paz. Ela nos força a reconhecer que somos capazes de fazer coisas que frequentemente desgostamos nos outros".
As pessoas mais inteligentes que conheço são também as mais humildes... Acho que a proposta deste maravilhoso livro é levar-nos por esse caminho, para que nossa sombra possa impulsionar-nos na direção do nosso crescimento como seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário