Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições

Falta um dia para as eleições e ainda procuro por candidatos que tenham pelo menos alguma preocupação pelos animais e, se possível, que tenham também consciência da importância da preservação do meio ambiente. Será pedir muito?
Não existem muitas possibilidades, infelizmente somente agora os seres humanos estão começando a se dar conta dessas questões que para mim sempre foram fundamentais.
Penso que qualquer projeto político para o estado ou para o país sem que sejam considerados esses aspectos, ficam sem sentido.
Sempre fui petista, portanto sempre votei nos candidatos do PT. Neste momento estou procurando desesperadamente candidatos do meu partido que estejam de alguma forma engajados nestas lutas - proteção aos animais e preservação do meio ambiente. Está bem difícil encontrar alguém, infelizmente.
Acho que o sofrimento que impusemos a esses seres, que tem tanto direito quanto nós de ocuparem o planeta, já foi suficientemente cruel. Chegou a hora de pararmos para tentar de alguma forma nos redimirmos diante de tantas maldades cometidas. Muitas delas praticadas até os dias de hoje.
Vou citar apenas uma que me parece mais próxima e muito cruel - o caso das carroças. Acho que já cometemos todas as atrocidades possíveis e imagináveis contra os pobres cavalos. Somente o fato de eles terem que disputar espaço dentro deste trânsito que mesmo para veículos possantes já é extremamente agressivo, já é um horror. Imaginem o desespero do pobre animal sem nenhuma proteção e muitas vezes sendo guiados por pessoas despreparadas e irresponsáveis!
Sem falar no tratamento que eles recebem de seus donos, que muitas vezes esquecem que estão lidando com seres vivos e não com um meio de transporte apenas. Muitos cavalos não recebem sequer água durante sua "jornada de trabalho" - imaginem o sofrimento que é para o animal, passar o dia inteiro transitando pela cidade nesse nosso trânsito caótico, com sede, às vezes machucados e doentes...
Como podemos pensar que nosso país esteja crescendo se sequer isso conseguimos resolver? Ainda tratamos os animais como se fossem nossos escravos e estivessem aqui somente para nos servir.
O que dizer dos gaúchos tradicionalistas e "muito machos" que veem esses animais como apenas mais um objeto da tradição e, portanto, assim devem ser tratados. O que são essas cavalgadas? Já deveriam ter sido proibidas há muito tempo! Falando nisso, onde estão os legisladores que nunca fizeram nada nesse sentido? Talvez por falta de coragem, consciência ou por não quererem perder um "votinho"...
Nesta eleição, talvez não existam muitas opções, mas espero com muito otimismo que já na próxima tenhamos mais alternativas para votarmos com o coração, e não apenas votar só por votar.

2 comentários:

  1. Estou muito preocupado também com a extinção de espécies em massa verificada a partir de 1970. Nos sistemas fluviais e lacustres da Terra, os biólogos estimam desaparecimento de 50% de espécies nesse período. Dizem que é a maior desde a era dos dinossauros. Ao contrário daquela época, hoje não seria natural, mas provocada pelo homem e pela sociedade industrial.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste...
    Isso que está acontecendo pode ser um indicativo do "início do nosso fim" e de uma forma bem acelerada, pelo dizem esses dados.
    Abraço.

    ResponderExcluir