Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

Tamanho Médio

Não gosto de pessoas com excesso de bom humor. Não me parece ser um comportamento normal, afinal somos humanos e todos temos um lado sombrio. Quando vejo alguém exagerando, percebo claramente que a pessoa está com algum desequilíbrio e acho que 'médio' é um bom tamanho para esse estado de espírito.
Ontem estava num grupo e havia uma pessoa, libriana, que é muito 'querida' por todos, e notei que ela me cansa. Excesso de bom humor é muito desagradável. A pessoa passa de uma piada (ou brincadeira) para outra, sem dar um intervalo para que possamos respirar...
Agora, surgiu um momento de auto-crítica e lembrei de uma amiga que entendia de astrologia e sempre dizia que eu era chata porque tinha a lua em virgem. Será? Quando estávamos em alguma festa e alguém pegava o violão e começava a tocar e cantar músicas de Caetano Veloso, Chico Buarque e outros que eu também não gostava, pegava minha bolsa e dizia: - Estou indo, está bem? Até gosto de algumas músicas deles, mas a maioria não consigo nem ouvir...
Além disso, já que estou falando de bom humor, mantive o meu nas vezes que fui embora e jamais pedi para que parassem de cantar ou que mudassem a música.
Hoje sei que a lua em virgem me deixa mais exigente e geralmente me posiciono sobre o que gosto ou não, podendo até mudar de ideia mais adiante e voltar atrás.
Quanto ao humor, acho que é importante mantermos 'o bom', claro! Mas de uma forma mais natural e não acho interessante criarmos um personagem em torno disso, como muitas pessoas fazem.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Pessoas que vivem rindo e brincando cansam demais! É que nem uma criança hiperativa. Acho que o cansaço vem de que sua conduta nos estimulam constantemente a atenção, e a atenção é uma das funções psíquicas que exigem mais energia. Monopolizando o ambiente, também acabamos por nos sentir presos e produzem angústia. E geralmente falam alto, mudam de um assunto em questão de segundos. O psicanalista inglês Bion acha que essas pessoas cumprem uma função de não comunicar ("-K") porque apresentam dificuldade na elaboração do pensamento, e acabam apenas descarregando suas angústias arcaicas nas pessoas, que funcionam como "continentes". Eles precisam fazer isso, senão descompensam. No histórico, normalmente aparece uma mãe que não conseguiu, através do afeto, desintoxicar essas angústias comuns a qualquer criança. Abc!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário! Tu sempre contribui tanto por aqui...
    Abração!

    ResponderExcluir