Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Sacanagem, Zero Hora!

Título da matéria publicada hoje, na Zero Hora, página 38 - ao lado de uma tabela de Horário do comércio da Capital:

"Serra tem ocupação de 63% no feriado"

Claro que lendo a matéria, fica claro que estão se referindo à Região das Hortênsias, mas num primeiro momento achei que se tratava do resultado de uma nova pesquisa, como a maioria das pessoas que abre o jornal na referida página a procura do horário de funcionamento do comércio! O posicionamento estratégico dessa matéria ao lado de uma tabela de utilidade pública, foi sacanagem...
Sem me posicionar politicamente e falando aqui como leitora e assinante, isso é inadmissível. O jornal deveria no máximo fornecer informações e deixar para que o povo decida e não ficar alimentando esse tipo de estratégia que ao meu ver não contribui em nada para o processo democrático.
Sou a favor da imprensa livre, mas séria e responsável. Sei que existem exageros e certas pessoas que durante esses períodos de eleições se tornam extremamente paranóicas e acompanham as notícias nos meios de comunicação em busca de até "vírgulas", que possam sugerir comprometimento dos candidatos com setores e pessoas de índole duvidosa. Mas nesse caso, achei uma atitude tão inconsequente...
Eu, geralmente, sequer dou muita importância a essas discussões calorosas que ocorrem durante os debates e escolho meus candidatos pelo projeto político que representam. Não fico discutindo no meu dia a dia o que está sendo noticiado pelos meios de comunicação. Esse tipo de debate há muito tempo já não me interessa.
Mas hoje, quando me deparei com esse fato, fiquei decepcionada. Afinal, acho que todo brasileiro tem perfeitas condições de escolher seu candidato. Tentar induzir o voto do povo de alguma forma é, no mínimo, um desrespeito.

2 comentários:

  1. Zero Hora já fez isso nessa eleição. No dia seguinte ao resgate dos mineiros no Chile, um editorial de página inteira intitulado "Uma celebração à vida" estava repleto de clichês da campanha do Serra. Constrangedor. Acho que esse jornal deveria adotar a mesma postura do Estado de São Paulo: declarou explicitamente seu apoio a Serra em editorial, e manteve cobertura equilibrada na reportagem. Os jornais americanos fazem isso. Acho que aqui no RS, o nível da imprensa baixou nos últimos anos. No que virou a rádio Guaíba? O que é aquela Taline Opitz, colunista política do Correio do Povo, que não diz nada com nada? Bom... agora a gente tem o trabalho dobrado de comprar os jornais e FILTRAR os que eles dizem. Abç!

    ResponderExcluir
  2. A campanha eleitoral já está tão pesada e cansativa...
    Eles não precisavam ter contribuido com isso!
    Abraço.

    ResponderExcluir