Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Amputação

Hoje, estava passando de carro por uma rua, perto da minha casa, e notei que havia algo diferente numa das esquinas. Estava tão vazia...
Quando olhei melhor, percebi que haviam amputado todos os galhos de uma árvore. Fiquei extremamente triste ao ver aqueles galhos tão verdes e ainda com aspecto de vivos caídos ao chão... É nessa hora que tenho vergonha de pertencer à raça humana.
Por que as pessoas insistem em violentar as árvores? O argumento que usam é que "podando" seus galhos, elas renascerão mais belas. Que absurdo! O que deveria ser podado é o cérebro e alma de quem pensa assim.
Por que será que os homens sempre acham que devem intervir de alguma forma com relação ao desenvolvimento natural da natureza? Não conseguimos permitir que a natureza seja natural!
Acho que somos nós, os humanos, que precisamos de intervenção e devemos de todas as formas possíveis nos aproximarmos da natureza. Assim poderemos aprender com ela como nos integramos ao planeta e ao universo de forma racional e sustentável. Se observarmos uma planta ou animal com um olhar mais sensível, veremos que tudo é perfeito, belo e sem necessidade de ajustes. A integração que esses seres experimentam é algo que nenhuma civilização humana conseguiu sequer perceber.
Já não basta tudo de ruim que fizemos e continuamos fazendo contra o planeta: explorando as riquezas naturaia de forma irracional, poluindo, destruindo as florestas e maltratando os animais?
Devemos mudar nossos conceitos primordiais para que possamos mudar essa situação.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, não precisa podar nada. Tenho pena daqueles tocos de galhos, além de tirar a sombra, enfraquecer a planta e causar péssimo efeito estético. Por trás disso, profunda ignorância. Sobre isso (a ignorância) ando perplexo. Percorri o interior do Estado e o número de analfabetos funcionais, crianças com problemas nutricionais com reflexos na cognição, maus tratos, miséria e abandono são impressionantes. Como os governos deixaram a situação chegar nesse ponto? Abç!

    ResponderExcluir
  2. Insisto com relação a programas de Planejamento Familiar dentro do contexto dos programas sociais. Quanto menor o poder aquisitivo das famílias, maior o número de filhos... Sei que um projeto desse tipo geraria polêmica dentro da sociedade, mas a longo prazo teríamos resultados concretos para essa miséria e abandono.
    Abraço!

    ResponderExcluir