Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

"Trem das Onze"

A minha postagem sobre o fato de ser filha única fez com que eu me lembrasse de algo intimamente ligado a esse “problema”.
Quando criança, sempre que meu pai ouvia a música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, me chamava e fazia brincadeiras. Embora soubesse que ele não fazia por mal, odiava calada cada vez que isso acontecia.
A associação que faço até hoje, quando ouço essa maldita música, é automática. Odeio desde o primeiro acorde e acho que tudo de ruim que eu sentia por ser filha única, depositei nessa canção.
Para quem não conhece a música, ela conta a história de um homem, filho único, que não pode ficar com a amada porque precisa voltar para casa e sua mãe não dorme enquanto ele não chegar.
Muito embora hoje em dia essa questão de ser a única filha já esteja mais bem resolvida na minha vida, sobrou a raiva que sinto da música.
Ainda bem que geralmente temos criatividade para poder superar, ou pelo menos conviver bem, com nossos traumas...

2 comentários:

  1. haha! Pois essa foi a primeira música que aprendi a tocar no violão, porque refletia exatamente a situação: com 16 anos, minha mãe mandava voltar cedo da casa da namorada e eu não podia perder o ônibus! O trauma ficou por conta de que a moça não me quis mais! Abç!

    ResponderExcluir
  2. E naquela época, o “Luiz Fernando antes da análise” devia de achar que a música era para ele mesmo... rsrsrs

    ResponderExcluir