Páginas

domingo, 26 de setembro de 2010

A Parada no Agora

Percorri e ainda percorro vários caminhos, sempre tentando melhorar e em busca de mim mesma. Muitas vezes escolho “trilhas” não muito seguras e previsíveis, mas acho que essas, geralmentes, são formas eficazes de percorrermos o caminho para o autoconhecimento.
Uma das coisas mais importantes que descobri recentemente é valorizar o momento. E foi caminhando, que percebi o quanto é importante parar no agora.
O que existe de real na vida é o que está acontecendo neste exato momento. O passado já aconteceu e o futuro não sabemos como será, ele é apenas uma projeção.
Para uma aquariana como eu, isso é um aprendizado difícil, mas fundamental. O futuro me atrai de uma maneira estonteante... Portanto, viver o agora para mim, é realmente um dos maiores desafios, embora saiba que a vida fica sem sentido se não agirmos focados no momentou atual.
Claro que devemos organizar nossas vidas e planejar o futuro, mas que isso seja apenas um instrumento que nos possibilite viver melhor. Lembro de uma expressão que aparecia na letra de uma música: “sempre em dia com o seu atraso” – existem pessoas que se preocupam tanto com a organização de suas casas e com seu dia-a-dia que esquecem de viver e passam pela vida sem aprender muita coisa.
A própria relação com o prazer e a felicidade, passa pelo agora. Não podemos viver apenas esperando que um dia seremos felizes e que a vida será melhor. Temos que estar atentos a tudo de bom e prazeroso que está acontecendo agora e procurar sentir toda a magia do momento. Se não estiver acontecendo algo grandioso e diferente, devemos tentar perceber as pequenas coisas - certamente algo de bom está lhe aguardando neste momento para ser vivido.
Essa forma de olhar a vida, focada no agora, além de tudo nos levará de volta a nossa natureza mais genuína, nos permitindo ver o que se tornou invisível ao longo da vida. Quantos de nós ao andarmos pelas ruas percebe a beleza das árvores, o canto dos pássaros, o vento no rosto, ...?
Existe sempre algo de bom acontecendo no presente, basta estarmos conectados.
Quanto tempo e oportunidades deixamos de viver por estarmos focados no amanhã ou
presos em amarguras do passado?
Claro que em nossa sociedade, cada vez temos menos tempo de pararmos para viver. Somos impulsionados, no nosso dia-a-dia, a correr pela vida afora. Mas se ao menos nos nossos momentos de folga pudermos dar um espaço para a vida acontecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário