Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um Livro Completo

Acabei de ler um outro livro de Deepak Chopra – A Fonte da Felicidade Duradoura, que inicialmente me deixou sem chão, me levando às nuvens e depois me mostrou que a verdade está aqui, agora, neste momento. Não uma verdade distante onde podemos apenas chegar lá através da imaginação. Lendo o livro com a mente aberta, podemos experimentar todas as respostas para todas as perguntas que fizemos e ainda fazemos ao longo de nossas vidas.
Sem dúvida, esse foi o melhor livro que li desse autor maravilhoso, onde ele se supera, passando esses conhecimentos que podem realmente mudar a vida de qualquer pessoa.
Nunca leio duas vezes o mesmo livro, mas nesse caso, já tenho programada a releitura, porque acho que esse conteúdo merece ser incorporado efetivamente às nossas vidas.
Vou agora transcrever alguns trechos:

"Como pessoa, eu pareço estar separado dos outros, então eu penso: Sou Deepak. Estou aqui e você está aí. Este aqui é amigo; aquele ali é inimigo. Este aqui é bom; aquele ali é mau. Mas tudo isso são projeções da consciência. Não existe o que chamamos de 'pessoa'. O que chamamos de 'pessoa' é a consciência infinita manifestando-se com um padrão transitório de comportamento. Se você pensar em si mesmo como uma pessoa, verá pessoas por toda parte. Mas se você perceber que não é uma pessoa, então sentirá a presença do espírito, o Ser Único por toda parte. O Ser que olha através de meus olhos e o Ser que olha através dos seus olhos é o mesmo Ser - só que disfarçado."
O Universo é o sonho da consciência infinita, e nesse sonho nasce a noção de ego e a fantasia de que existem outros. Mas todos esses outros não passam de objetos oníricos. Na hierarquia entrelaçada da criação, tudo é inseparavelmente uma coisa só, só existe a criação interdependente."

"Curar-se é voltar à memória para a totalidade, para o que é puro. Há um antigo ditado na Índia: 'Todo esse esforço para aprender, quando tudo o que é preciso é lembrar.' E você precisa se lembrar de quê? De sua verdadeira natureza."

"Portanto, nunca ignore as coincidências. Quando acontecer uma coincidência, pergunte a si mesmo: O que isso significa? O que essa coincidência quer dizer? Coincidências são recados da alma; são pistas dadas ao Eu não-local. O eu local é a pessoa que você imagina que é. O Eu não-local é o espírito não limitado. Como você é tanto um quanto o outro, no momento em que uma coincidência acontece, você vislumbrou a alma, o Eu não-local. Quando você tem consciência da sua alma, experimenta tudo como um milagre. Sente-se feliz e sua vida começa a se transformar. Enxerga a ligação entre seu mundo interior e seu mundo exterior; percebe que cada evento na sua vida está sendo orquestrado pelo Universo inteiro."

"Uma técnica que poderá ajudá-lo a viver cada momento com consciência, leveza e naturalidade é a da respiração. Basta observá-la. Sua respiração não está nem no passado nem no futuro; está somente no momento presente. A cada inspiração, a consciência infinita vai até você. A cada expiração, é você que vai até a consciência infinita. E no espaço entre uma inspiração e um expiração, você permanece na consciência infinita. Na verdade, não há nem o movimento de vinda, nem o de ida; você está eternamente imerso no fluxo."

"O universo inteiro está girando a partir do nada no agora. Atrás de todo tumulto e de toda atividade da sua vida há silêncio e quietude nesse momento. O poder da consciência pura existe no presente, no agora. A liberdade do espírito ilimitada e atemporal existe no presente, no agora. A graça da beleza simples e natural existe no presente, no agora. O poeta Rumi diz: 'Passado e futuro ocultam Deus da nossa vista; queime-os com fogo da presença.' A presença de Deus existe neste exato momento, e o tempo é apenas um obstáculo até Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário