Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

"A Sabedoria dos Cães"

Li o interessante livro A Sabedoria dos Cães, de Gotham Chopra, filho de Deepak Chopra.

O livro, como o próprio autor coloca, trata de três gerações, dois cães e a busca por uma vida feliz.

Relata de uma forma bem escrita, a vida quotidiana da família Chopra.

Eu, que sou fã e adoro os livros de Deepak, fiquei maravilhada por poder ver por outro ângulo, a vida dessa pessoa que eu tanto admiro.

Outro detalhe que me chamou muito a atenção, foi perceber o quanto existe de harmonia nesta família, embora tenham que conviver com estruturas culturais tão antagônicas – a indiana e a americana.

Mas no final, tudo dá muito certo.

Um dos momentos mais legais é quando Gotham pergunta à Deepak qual é o sentido da vida?

- O sentido da vida é a expansão progressiva da felicidade. É harmonizar os elementos e forças do nosso ser com os elementos e forças do universo para participarmos da sua futura evolução de criatividade, insight, imaginação, possibilidades infinitas e também das qualidades que mais desejamos: amor, compaixão, alegria, bondade, equanimidade.
A maioria das pessoas tem uma necessidade profunda, em algum estágio da vida, de procurar o sentido, o significado e o objetivo de sua existência para entender os mistérios mais profundos do universo. Gosto de pensar que até mesmo a procura das respostas para essas questões poderosas, o processo da busca, tem seu significado mais profundo. Sei que para mim tem sido assim.


Outro momento interessante é quando Gotham fala sobre a sua amizade com Michael Jackson (ele morreu quando este livro estava sendo elaborado).

Ele conta como foram alguns dos tantos encontros entre eles e sobre a relação profunda que tinha com o grande amigo.

Quanto aos cães, foi durante esta leitura que descobri o porquê de nunca ter gostado de trabalhos realizados com a finalidade de adestrar cães e animais em geral: somos nós que temos muito a aprender com eles e acho que é muita pretensão dos seres humanos quererem ensinar alguma coisa para esses seres tão perfeitos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário