Páginas

domingo, 13 de março de 2011

Usinas Nucleares

Desta catástrofe que acontece no Japão, o mais preocupante agora é o risco de desastre nas usinas nucleares.
Acredito que os técnicos, especialistas e políticos, tanto do governo japonês quanto do governo brasileiro, estão tentando minimizar o problema - acho que existe um risco muito grande de uma catástrofe ainda maior, infelizmente.
Sempre fui contra Usinas Nucleares.
Acho que existem e sempre existirão muitas alternativas de produção de energia seguras e sem grande impacto ambiental.
Desde quando muito jovem e militante do Partido dos Trabalhadores – PT, já pensava dessa forma.
Dentro do próprio partido, naquela época, existia consenso com relação a essa posição contrária ao uso de energia nuclear.
Lamento hoje, a posição flexível que o PT adotou com relação a esse assunto.
Quanto ao tsunami, não havia muito que fazer, mas quanto às usinas nucleares devemos retomar a discussão e repensar urgentemente.

Vejam o que fizeram os Alemães ontem:

Corrente humana de 45 quilômetros

Os ambientalistas pedem o desligamento imediato de todas as usinas nucleares no mundo. O presidente da associação ambientalista alemã NABU, na sigla em alemão, Olaf Tschimpke, apelou para que o governo alemão desative imediatamente os reatores mais antigos. "A energia nuclear é irresponsável", declarou Jörg Hein, especialista do Greenpeace para o assunto

Milhares de ambientalistas fizeram uma corrente humana de cerca de 45 quilômetros entre Stuttgart, no sul da Alemanha, e a usina nuclear de Neckarwestheim, para pedir o desligamento daquela usina e o fim da energia atômica no país.

A manifestação reuniu cerca de 60 mil pessoas, segundo os promotores do evento, que já tinha sido convocado antes dos acontecimentos no Japão. O reator de Neckarwestheim é um dos que deveriam ser fechados em breve, mas tiveram seu funcionamento prorrogado por decisão do governo federal.

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente. É uma tecnologia perigosa. Os japoneses dizem que não existe outra maneira de terem energia suficiente, seu país não tem potencial hidrográfico, as termelétricas são poluentes e a energia solar e eólica precisam de um território maior para serem efetivas. Vamos torcer. Mas os cientistas poderiam bolar uma alternativa. Abç!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Luiz Fernando.
    Espero que tenham aprendido a lição e que façam invenstimentos em pesquisas nessa área.

    Abraço.

    ResponderExcluir