Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

Dúvidas

Livre arbítrio ou determinismo?
Estou lendo um livro que questiona se o que nos acontece na vida é porque escolhemos ou é porque tinha que acontecer, estava previsto de alguma forma.
Como sabermos, no nosso dia-a-dia, se o que está nos acontecendo é por um motivo ou pelo outro?
Vamos imaginar a seguinte situação: temos que escolher entre duas oportunidades profissionais. Escolhemos uma das duas e descobrimos depois, que foi a melhor opção. Quem nos garante que foi o livre arbítrio que nos garantiu o sucesso no emprego escolhido? Pode ser que o universo tenha conspirado a favor e de alguma forma nos levou a decisão acertada.
Tantas dúvidas sobre a origem da vida, quem somos e por que estamos aqui... Acho que o melhor mesmo é vivermos o agora, aproveitarmos cada momento da forma mais consciente possível. Se estivermos vivendo um momento bom, devemos ser felizes sem culpa. Se estivermos numa fase complicada, vamos tentar descobrir o que os problemas querem nos dizer, o que devemos aprender com eles?
O autor do livro, no final, conclui que determinismo e livre arbítrio podem ser a mesma coisa quando nos referimos a acontecimentos nas nossas vidas.

Um comentário:

  1. O livre arbítrio é impossível, uma fantasia, porque estamos sujeitos às leis gerais do mundo, biológicas ou não. O determinismo é válido, se pensarmos que não somos deuses, temos um ciclo de vida, várias necessidades básicas e responsabilidades assumidas ao longo da existência. Portanto, sem determinismo, não teríamos condições de exercer nossa liberdade. Um mundo com um mínimo de contornos deterministas é necessário para que possamos fazer nossas escolhas. Abç!

    ResponderExcluir